PGMAT celebra sua 200ª defesa de tese de doutorado

18/10/2021 08:30

Em 18 de outubro de 2021, será defendida a tese de n° 200 do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da UFSC. O PGMAT é um dos 3 PPGs da UFSC com conceito 7 da CAPES, além dos Programas da Engenharia Química e da Química.

O PGMAT vêm formando mestres e doutores desde 1994, os quais têm atuado com sucesso na pesquisa acadêmica ou no setor industrial do Brasil e exterior.

A primeira defesa de doutorado ocorreu em julho de 1999, portanto há 22 anos. A tese então defendida, intitulada “Mecanismos de defloculação de suspensões coloidais de argila”, deu o primeiro título de Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais na UFSC a João Batista Rodrigues Neto.

Fechando um ciclo exitoso de conquistas, o Prof. Dr. João Batista Rodrigues Neto é o atual coordenador do PGMAT.

A 200ª defesa ocorrerá no dia 18 de outubro de 2021, sendo candidato Henrique Schappo, Mestre em Engenharia (também pelo PGMAT, em 2017), com a tese intitulada “Selective laser sintering of UHMWPE/HA biocomposites for bone tissue engineering”.

O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Dachamir Hotza na UFSC (que, a propósito estava presente como avaliador na primeira banca de defesa de doutorado do PGMAT, em 1999) e pela Profa. Dra. Chantal Damia da Universidade de Limoges, França.

Trata-se de uma tese a ser defendida em regime de cotutela, cuja comissão examinadora é composta por representantes das duas universidades (UFSC e Unilim), além de membros externos de Brasil (PPGEM/UFRN, conceito CAPES 7), França (INP, Toulose) e Alemanha (Siemens). A propósito, a Dra. Cynthia Wirth, uma das participantes da banca, completou seu Mestrado e Doutorado no PGMAT/UFSC, respectivamente em 2004 e 2008, e desenvolveu sua bem-sucedida carreira na Alemanha, atuando hoje na Siemens Energy em Berlim. Para completar o time internacional de examinadores, o membro interno, Prof. Bruno Henriques, é português.

Ressalta-se assim a evolução constante do PGMAT que culmina com a apresentação de trabalho de alcance e excelência de nível internacional.