Egresso do ProCer participa de evento de cientistas empreendedores na Suíça

08/04/2022 10:14

Publicado em Notícias UFSC de 06/04/2022

O egresso da UFSC Lucas Bories Fachin, engenheiro químico e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade, foi um dos 10 cientistas brasileiros selecionados para participar do AIT Camp 2021-2022, realizado na Suíça pela Swissnex, organização que conecta a Suíça e o Brasil com ações em educação, pesquisa e inovação. Ele se juntará à pesquisadora Franciele de Matos Morawski, recém egressa do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina, também escolhida para o seleto grupo que participa do evento, que ocorre de 3 a 9 de abril.

O AIT é um programa realizado na Suíça pela Swissnex em colaboração com a Universidade de St. Gallen (HSG), da Suíça, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e tem como objetivo conectar empreendedores promissores com a indústria por meio de uma parceria Brasil-Suíça.

O projeto do Lucas envolve a produção de insumos nanotecnológicos para diversos segmentos da indústria. Inicialmente, o projeto focou na utilização de um método físico, mais sustentável e que produz nanopartículas ultrapuras e controladas, ideais para aplicações em mercados de alto valor agregado como medicina (tratamento de câncer), diagnósticos (testes rápidos) e novas tecnologias (baterias, células solares, entre outras), e que é a tecnologia principal da Nanogreen, empresa que Lucas ajudou a fundar e da qual é atualmente o executivo principal.

Ao longo do tempo, o projeto evoluiu e hoje engloba também a expansão e popularização da nanotecnologia para outros mercados como tintas, polímeros, têxteis e espumas, por exemplo.

A pesquisa referente à tecnologia da Nanogreen foi apresentada em matéria publicada no ano de 2020, quando Lucas e Letícia Silva de Bortoli, também egressa da UFSC, receberam o prêmio de melhor post do Congresso Panamericano de Nanotecnologia pelo desenvolvimento de nanopartículas de ouro ultrapuras para aplicações em dispositivos biomédicos.

Na época, Lucas e Letícia desenvolviam suas pesquisas no Laboratório de Processamento Cerâmico (Procer) e no Núcleo de Pesquisas em Materiais Cerâmicos e Compósitos (Cermat), ambos associados ao Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden), do departamento de Engenharia Química da UFSC, em Florianópolis.

Oportunidades
A primeira etapa do programa de treinamentos aconteceu em novembro de 2021, no Brasil, durante uma semana em que os participantes receberam treinamentos relacionados a como trazer suas pesquisas e inovações para o mercado, identificar oportunidades e organizar sua ideia e diferenciais em apresentações atrativas para clientes e investidores. Nesta primeira etapa, a apresentação do Lucas foi agraciada com o prêmio de melhor pitch brasileiro do programa.

Agora, a segunda etapa ocorrerá na Suíça. Segundo Lucas, o evento será uma ótima oportunidade para conhecer o ambiente de inovação e empreendedorismo da Suíça, representando e divulgando ainda as empresas às quais está ligado e seus produtos, além de encontrar novos parceiros, clientes e colaborações.