Pesquisadores do ProCer desenvolvem técnica inovadora para aumentar eficiência de fertilizantes

24/05/2022 20:49

Publicado em Notícias UFSC de 23/05/2022

No ProCer/EQA/UFSC, uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Dachamir Hotza, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, desenvolveu um material inovador de liberação controlada de nutrientes dos fertilizantes, com potencial de aumentar a eficiência desses produtos e vantagens econômicas e ambientais sobre outras tecnologias já utilizadas pelas indústrias.

Intitulada “Fertilizantes de Liberação Controlada à Base de Nanocompósito de Argila Hidrofóbica”, a pesquisa levou o professor Dachamir Hotza a ser um dos finalistas na categoria Pesquisador Inovador do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). De acordo com o professor, “os fertilizantes de liberação controlada podem atender de maneira mais eficiente a demanda crescente do mercado, e diminuir nossa dependência da importação desses produtos”.

As atividades experimentais foram desenvolvidas nas unidades laboratoriais da UFSC associadas ao Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden), em particular no Laboratório de Processamento Cerâmico (Procer), vinculado ao Grupo de Pesquisa em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (G-TeCH). Além do professor Dachamir Hotza, estão envolvidos no estudo pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Química (PósENQ) e Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT); dos Departamentos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos; Engenharia Mecânica; além do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. O projeto recebeu ainda apoio financeiro em duas etapas, respectivamente, das empresas parceiras T-Cota e T-Minas.