Prof. Dachamir é promovido a Fellow da American Ceramic Society

11/08/2023 16:16

O professor Dachamir Hotza, UFSC, foi premiado com o título de “Fellow” (membro associado) da Associação Americana de Cerâmica, a American Ceramic Society (ACerS). Nos mais de 100 anos de história da ACerS, esta é a quarta vez que um cientista brasileiro é promovido a “Fellow”.

Hotza relatou em depoimento que a UFSC desempenha um papel fundamental em sua trajetória: “a Universidade me fornece o ambiente para desenvolver minhas habilidades, conhecimentos e pesquisas no campo da cerâmica”. O título de “Fellow” é conferido a indivíduos de boa reputação e contribuições excepcionais nas artes ou ciências cerâmicas. O professor Hotza (classe de 2023) se junta aos ceramistas nacionais Victor Pandolfelli (classe de 2003), Edgar Zanotto (classe de 2016) e Ricardo Castro (classe de 2019).

Hotza supervisiona o Laboratório de Processamento Cerâmico (Procer) e o Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden), ambos vinculados ao Departamento de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos (EQA) e do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da UFSC. Pela Editora da UFSC, Hotza é coautor, junto com Antonio Pedro Novaes de Oliveira, do livro “Tecnologia de Fabricação de Revestimentos Cerâmicos“. O professor também é um dos cientistas mais citados do mundo, entre 24 colegas da UFSC, segundo pesquisa da Stanford University, publicada em 2022.